Com data marcada, jovens ficam felizes com a proximidade da Ordenação Diaconal

Já está marcada a Ordenação Diaconal de dois seminaristas da Diocese de São João del-Rei. A cerimônia, que acontecerá no dia 10 de agosto, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, dará um passo ainda maior na caminha vocacional de Thairo Guimaraes e Lucas Alerson. Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.

A notícia foi divulgada na noite de quinta-feira, 30, após uma conversa com o bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. “É uma alegria muito grande poder ordenar diácono esses dois jovens que vem realizando um belo trabalho pastoral em nossas comunidades. Peço oração para que o Senhor continue enviando operários para a nossa Messe, para o serviço de nossa Igreja”, explica.

Segundo Lucas, a ordenação diaconal é um importante passo na vida daqueles que se lançam no caminho de configurar-se a Cristo pelo ministério ordenado. “Terminada a formação no Seminário, o diaconato é um importante grau preparatório para se viver com maior intensidade o serviço e a caridade junto ao povo de Deus. É com alegria que acolho esse momento em minha vida, mesmo sabendo dos desafios enfrentados pelos ministros ordenados. É muito importante, pois já é um passo a mais com seriedade em direção ao sacerdócio. Espero, com a graça de Deus, poder contribuir cada vez mais para o seu bem e de toda a comunidade a qual estarei servindo”, explica o resende-costense.

E a expectativa é grande. “Uma boa caminhada feita mirando à ordenação para o serviço da Igreja e agora chegou o tão sonhado primeiro grau da ordem. Isso tem um significado imenso. A expectativa fica ainda maior para que chegue esse dia. Que o senhor invada nosso coração para exercermos a sua caridade”, conclui Thairo.

A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

A cerimônia vai acontecer no dia 10 de agosto, sábado, as 10 horas, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).