Com festa, Paróquia de São Miguel do Cajuru celebra o padroeiro

Situado há 36 km do município mineiro de São João del-Rei, o Distrito de São Miguel do Cajuru celebrou, com festa, o Padroeiro, nesta quinta-feira, 29 de setembro. A programação contou com 3 missas, procissão e confraternização entre a comunidade.

O arraial, que já foi nomeado como Arcângelo, está inserido no contexto da antiga Comarca do Rio das Mortes e cresceu em torno da Igreja de São Miguel, onde guarda obras belíssimas de Joaquim José da Natividade, artista da região, além da imagem do Arcanjo. As festividades tiveram início no dia 20, com o novenário, mas o ápice das celebrações se dei na quinta-feira, dia 29, dia que a Igreja católica celebra a festa do Arcanjo.

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de São João del-Rei, presidiu a Santa Missa Solene, na parte da manhã. “Somos chamados a ir ao encontro de Jesus para fazer nossa experiência de fé. Uma vez professada, nossa fé nos permite ver grandes coisas que Jesus realiza em nossa vida. Assistidos e protegidos pelos Mensageiros de Deus, principalmente por São Miguel, que é o padroeiro desta comunidade, nossa missão é fazer com que todos encontrem Jesus Cristo”, pontuou o bispo.

Em sua palavra, ele agradeceu a colaboração e grande empenho do novo administrador paroquial da comunidade do Cajuru, padre Admilson Heitor de Paiva, que trabalhou com grande zelo neste seu primeiro ano a frente da festa. “Pedimos a São Miguel que nos ajude na luta do dia a dia, para que saibamos e consigamos enfrenta-las”, concluiu. Em seguida, houve almoço festivo e leilão de prendas e doces.

Já a noite, após a últimas missa da programação, os fiéis puderam sair com a imagem do padroeiro pelas ruas da comunidade. Na chegada, houve uma benção especial. Além do anjo vencedor das batalhas espirituais, a festa também homenageou santos populares como São Vicente de Paulo, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, além dos Arcanjos Rafael e Gabriel.