Com programação especial, Catedral do Pilar celebra os 300 anos de sua construção

A Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar celebra no próximo dia 12 de setembro os 300 anos do início da construção do templo religioso. Para marcar a data, uma programação especial está sendo preparada com tríduo festivo a partir do dia 09.

A Obra, datada para 1721, foi de iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento. Somente em 1960, quando foi instalada a Diocese de São João del-Rei, a igreja foi elevada a Catedral e recebeu, em 1965, o título de Basílica.

Segundo o pároco, padre Geraldo Magela da Silva, a Catedral do Pilar é uma expressão da fé e da história dos antepassados. ” Celebrar os 300 anos do início da construção, é uma oportunidade de se fazer memória dos nossos antepassados que, por causa da fé em Deus, nos deixaram esse rico patrimônio. É a casa onde alimentamos a nossa fé e vivenciamos nossa experiência com Deus”, explica.

Caracterizado pela beleza da arquitetura barroca, o sacerdote vê o templo, ainda, como um mantenedor da cultura local. “É recordar a importância da catedral para a sociedade são-joanense que gera arte e cultura. É um dos monumentos mais importantes do barroco brasileiro, do rococó e outros traços arquitetônicos. Local onde se preserva a arte e a cultura – seja pela musicalidade ou tradicionais celebrações – a serviço da pregação do evangelho, da experiência do divino”, pontua o sacerdote.

O ápice da comemoração vai acontecer no domingo, dia 12, com uma Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Confira a programação: