Com velas nas mãos, centenas de jovens celebram a Páscoa com a “Via Lucis”

O Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei promoveu no último sábado, 06, a “Via Lucis”, conhecida também como a Caminhada da Ressurreição. Saindo do Largo do Rosário, no centro histórico da cidade rumo à Matriz de São Judas Tadeu, a caminhada reuniu centenas de jovens que percorreram as ruas da cidade fazendo orações, cantando e manifestando a fé.

A Via Lucis ou Caminho da Luz é uma devoção que pode complementar a do Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via Lucis, percorrem-se catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes. Considerado como a Jornada Diocesana da Juventude, em comunhão com a Pastoral Juvenil Nacional (CNBB), o evento contou com muita música, oração, reflexão e animação, seguindo um trio elétrico e tendo o Círio Pascal ao centro.

“A Via Lucis é um evento que celebra, com muita alegria, a Ressurreição de Jesus. Em mais um ano, fomos muito agraciados com uma caminhada repleta de jovens vindos de diferentes paróquias da nossa Diocese, dispostos a viver esse momento com muita animação. Estamos muito satisfeitos com o resultado e muito gratos por todo apoio que recebemos para que tudo desse certo e corresse da melhor forma possível. Logo logo começaremos os preparativos para o DNJ, no dia 27 de outubro, para que seja também um evento muito especial para juventude de nossa Diocese”, destaca a coordenadora do Setor Diocesano de Juventude, Mariana Santos.

Com o Círio Pascal ao centro, os jovens seguiram pelas ruas com velas nas mãos e entoando muitos louvores, rezando e refletindo textos bíblicos. Realizado pela 9ª vez como caminhada pascal, o evento se torna uma das formas de reunir os variados carismas juvenis e mostrar união como Igreja.

Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano de São João del-Rei, acompanhou todo o trajeto e se integrou aos jovens cantando, rezando e tirando diversas selfies. “A Via Lucis é perceber a presença do Cristo Ressuscitado na vida de cada jovem e saber que ele segue Jesus, evangeliza e caminha com o Cristo que é Caminho, Verdade e Vida. Incentivei os jovens a publicar os registros do evento nas redes sociais. Em meio as fake news, precisamos divulgar boas noticias”. No final do trajeto, houve adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Éric Freitas | Laercio Alves Ribeiro | Lucas Silveira | Setor Juventude