Comece sua preparação para a CF 2024, cujo tema é “Amizade Social”

Já se encontram disponíveis para aquisição os materiais da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, sobre a Amizade Social. Além do texto-base, são oferecidos diversos subsídios para aprofundamento e meditação do tema proposto para a Quaresma do próximo ano. O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O tema escolhido para a ocasião é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O texto base é o principal material da campanha, a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. De acordo com a editora, “ele propõe despertar, de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Música

De autoria do José David Melo, da arquidiocese de Aracaju (SE), a música seguiu todos os critérios estipulados no edital divulgado em julho no site da CNBB, dentre eles o de melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. A melodia também obedeceu ao critério de realçar o sentido da letra. “É muito importante poder contribuir com a Campanha da Fraternidade que, sobretudo no tempo quaresmal, nos ajuda a viver essa dimensão social da fé, mas sem deixar de lado a dimensão da oração, a dimensão das práticas penitenciais”, disse o autor.

A inspiração para a música, segundo o autor, surgiu a partir de melodias anteriores, sobretudo das suas preferidas que são as de 2017 e a de 2020. Ele deixou claro também que os hinos da CF não são um canto litúrgico, mas que são específicos para serem utilizados nos encontros da Campanha da Fraternidade, início ou final das vias-sacras ou das missas. “É muito gratificante contribuir com essa campanha que é muito importante para a Igreja no Brasil”, disse.

A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da arquidiocese de Campinas (SP). A inspiração para a letra, segundo Douglas, foi fruto da oração feita com os textos bíblicos próprios para o tempo quaresmal, mas também de todas as contribuições e iluminações do Papa Francisco para a Igreja através de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele comenta que a Campanha da Fraternidade abre a oportunidade de refletir sobre a comunhão, o diálogo, a amizade social. “Me apoiando em todo o magistério da Igreja, tive a graça de compor esse texto”, disse.

Ouça o hino:

O conjunto de lançamentos sobre a CF conta com subsídios que já fazem parte tradicionalmente das publicações oferecidas, como roteiros para círculos bíblicos, CF na Catequese e CF na Escola. Também são apresentadas novidades, como o roteiro com as meditações da Via Sacra e da Via Lucis, o Terço da Amizade Social e o subsídio com roteiros para Adoração Eucarística, Celebração Penitencial e Celebração Ecumênica. A editora também oferta impressos de divulgação como o cartaz, cartão-postal, banners e adesivos.

Saiba quais são os materiais oferecidos neste ano:

 

Texto-base da CF 2024

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2024 é a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF.

 

CF 2024 - CF na Escola - Ensino MédioCF na Escola

São três subsídios voltados para os educadores católicos que querem semear em seus alunos o espírito da CF 2024 com o tema “Fraternidade e amizade social”. Sendo um para cada etapa do ensino (Fundamental I e II e Ensino Médio), o material oferece cinco planos de aula sobre a CF contendo atividades a serem desenvolvidas nas aulas de ensino religioso ou outras.

 

CF 2024 - Círculos BíblicosCírculos Bíblicos

O subsídio Círculos Bíblicos é ideal para que as pessoas possam se reunir em pequenos grupos e, assim, inspiradas nas Sagradas Escrituras, fazerem estudos e reflexões quaresmais sobre a Campanha da Fraternidade 2024, por meio de cinco roteiros.

 

CF 2024 - CF na Catequese com Crianças e as Dores de MariaCF na Catequese com Crianças e as Dores de Maria

Este subsídio oferece 3 roteiros catequéticos para desenvolver o tema da CF 2024 “Fraternidade e amizade social” com crianças e uma celebração adaptada das 7 Dores de Maria em sua participação na Paixão de Jesus. Também é oferecido o material para catequese com adolescentes.

 

CF 2024 - Adoração Eucarística, Celebração Penitencial e Celebração EcumênicaAdoração Eucarística, Celebração Penitencial e Celebração Ecumênica

Novo subsídio para a CF 2024! São três roteiros em um único volume. O roteiro para a Adoração Eucarística visa oferecer a todas as pessoas e grupos que desejam passar uma hora em adoração ao Santíssimo Sacramento. O roteiro para a Celebração Penitencial oferece uma celebração que pode ser realizada como celebração da penitência presidida por ministro leigo em qualquer comunidade urbana ou rural, em um dia da Quaresma; pode ser presidida por um presbítero tornando-se oportunamente um ato penitencial com absolvição geral ou pode ser uma celebração que precede e prepara para o início do mutirão, com diversos padres dispostos a atender confissões individuais. O roteiro para a Celebração Ecumênica, por sua vez, pode ser utilizado quando duas ou mais comunidades cristãs de distintas confissões desejam rezar juntas ou mesmo para um tempo de oração em uma escola, empresa, ou grupo de amigos em que nem todos professam a fé cristã da mesma forma.

 

CF 2024 - Terço da Amizade SocialTerço da Amizade Social

Novo subsídio para a CF 2024. Trata-se de um roteiro de meditações para os Mistérios do Rosário baseadas no tema da CF, a fim de subsidiar os grupos que se unem para rezar o terço.

 

 

Via-Sacra e Via Lucis

Novo subsídio para a CF 2024. Este subsídio apresenta um roteiro com a meditação das 14 estações da Via-Sacra para a Quaresma e das 14 estações da Via-Lucis para o Tempo Pascal, a partir do tema da CF 2024: “Fraternidade e Amizade Social”, que deseja ajudar as comunidades na meditação desses piedosos exercícios.

 

Retiro Popular Quaresmal

O Retiro Popular Quaresmal auxilia os cristãos a transformarem toda a sua Quaresma em um grande retiro, com sugestões de orações e ações pessoais diárias, bem como encontros comunitários semanais de oração e reflexão. Todas as meditações são guiadas pelo tema e pelo lema da CF: “Fraternidade e Amizade Social” e “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

 

Jovens na CF

O subsídio “Jovens na CF” apresenta um roteiro destinado aos diversos Grupos de Jovens de nossas comunidades, a fim de caminharem em sintonia com a CF 2024 e seu tema: “Fraternidade e Amizade Social”. Ele oferece roteiros para a Leitura Orante da Palavra, roda de conversa e encontros de jovens.

CF na Universidade

Este subsídio oferece um roteiro para professores e alunos das universidades se encontrarem e refletirem sobre o tema da CF no ambiente universitário. Tem o objetivo de ser um facilitador para as reuniões propostas aos jovens e adultos de todas as idades, com sugestões de planejamento para atividades a serem realizadas com foco no tema da CF 2024: “Fraternidade e Amizade Social”.

 

CF em Família

CF em Família é um subsídio que contém roteiros de encontros a serem realizados pelas famílias ou em grupos, visando à reflexão sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024. Os 6 encontros são elaborados de forma orante, com cantos, leitura da Palavra de Deus e perguntas que orientam um debate contemplativo sobre a relação entre “Fraternidade e Amizade Social”.

Fraternidade e Amizade Social na Economia de Francisco e Clara

Novidade na CF 2024! Este subsídio virá em forma de 6 episódios de podcasts durante a Quaresma, oferecendo reflexões comuns entre a CF e a Economia de Francisco e Clara.

Fraternidade e Amizade Social na Amazônia

Neste subsídio são oferecidas reflexões comuns entre a CF e a Amazônia, este bioma tão importante para o Brasil e o mundo. Nele encontramos formas próprias e enriquecedoras de se tratar e aprofundar o tema da CF. Pode ser utilizado para enriquecimento pessoal ou em grupos, que leem cada um dos textos e partilham suas respostas às questões propostas.

Manual

Essa publicação é o conjunto de todos os subsídios em um único volume para facilitar o acesso ao material completo produzido para a CF 2024.

Para adquirir o material: Visite o site da Edições CNBB

60 anos das Campanhas da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade foi celebrada nacionalmente pela primeira vez em 1964. Ela foi criada por Dom Eugênio Sales, na época arcebispo da arquidiocese de Natal (RN). E teve com Dom Helder, então secretário-geral da CNBB, o grande esforço pastoral em torná-la nacional, sendo assumida por toda Igreja no Brasil.

Padre Jean Poul, secretário executivo de Campanhas da CNBB, enfatiza que desde 1964, portanto há 60 anos, a CF vem mobilizando todo o Brasil num verdadeiro mutirão de evangelização e de conversão. “Todos nós temos alguma memória agradecida desses 60 anos: um cartaz, a letra ou a música de um hino, uma oração, um parágrafo de um texto-base, uma experiência vivida numa campanha que mexeu conosco e nos ajudou a crescer na fé e no seguimento de Jesus”, relembrou.