Comunidade de Lavras inicia festejos aos Santos Reis

Após celebrar o Nascimento do Menino Jesus, a Comunidade São Vicente, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavras, irá festejar o Dia dos Santos Reis. A festa terá início na terça-feira, 03, com tríduo preparatório. Este ano as celebrações abordarão o tema “Com Santos Reis, oferecer nossos dons e talentos como presentes ao nosso Salvador”.

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis” tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar.

No Evangelho, Mateus relata que magos vindos do Oriente procuravam o rei dos judeus, cujo nascimento fora anunciado a eles por uma estrela. Eles vêm de diferentes caminhos e anseiam pela criança divina. Representam o ser humano de diferentes raças e culturas, de diversas religiões e costumes e pretendem descobrir o mistério da vida. Eles não são mágicos, mas sábios que seguem as indicações das estrelas.

Eles são marcados pelos presentes ofertados ao menino: ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Os presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

Veja a programação:

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).