Comunidade do Bichinho realiza festa em honra a Nossa Senhora da Penha

A comunidade de Vitoriano Veloso vêm realizando desde o dia 01 de setembro a festa em honra à padroeira, Nossa Senhora da Penha de França. Na última sexta-feira, 01º, houve carreata pelas ruas da comunidade, Santa Missa e orações da novena. A programação segue até o domingo, dia 10.

Vitoriano Veloso, também conhecido como Bichinho, é um povoado do município brasileiro de Prados, no interior do estado de Minas Gerais. Está situado a cerca de 9 km do centro da cidade. A Igreja Nossa Senhora da Penha, cujas obras tiveram início em 1732 e término em 1771, configura-se como um dos principais atrativos de arte, fé e devoção.

Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterra ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos.

No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha).

Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode, onde construiu uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, mais tarde, um santuário.