A imagem do Cristo flagelado, coroado de espinhos, preso em uma cruz, as vezes retratado já morto ou durante seus momentos de agonia. A forte devoção ao Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, em diferentes episódios de sua Paixão.
Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. Em São João del-Rei, títulos como Matosinhos e do Montes nutriram devoções e auxiliaram no crescimento da região.
Construída em 1769 no antigo Morro da Forca, onde eram executados os condenados à morte no Período Colonial, a Capela dedicada ao Senhor Bom Jesus do Bonfim é um símbolo devocional nestes 250 anos. Fruto da devoção de José Garcia de Carvalho, a capela é hoje uma parte rica das histórias de São João del-Rei.
No último domingo, 04, celebrações de missas e procissão movimentaram os arredores da comunidade. Todos com o objetivo de homenagear o padroeiro. Terços cantados e homenagens à Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião também fizeram parte da programação.

























