Comunidade do Cajuru promove festa em honra a São Miguel Arcanjo

São Miguel do Cajuru é um distrito situado há 36 km do município mineiro de São João del-Rei. O arraial, que já foi nomeado como Arcângelo, está inserido no contexto da antiga Comarca do Rio das Mortes e cresceu em torno da Igreja de São Miguel, onde guarda obras belíssimas de Joaquim José da Natividade, artista da região, além da imagem do Arcanjo.

A partir desta terça-feira, 17, a comunidade irá festejar o padroeiro com missas e novenário. Na quinta-feira, 26, a programação se intensifica, com homenagens a santos populares, como São Vicente de Paulo, São Benedito e Nossa Senhora de Fátima.

O ápice das celebrações será domingo, dia 29, com missas, almoço, leilão e procissão. A festa se estende até o sábado, dia 11. Veja:

O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois “ninguém é como Deus”. Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda “semelhança de Deus”. (Fonte: cruzterrasanta.com.br)

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).