São Miguel do Cajuru é um distrito situado há 36 km do município mineiro de São João del-Rei. O arraial, que já foi nomeado como Arcângelo, está inserido no contexto da antiga Comarca do Rio das Mortes e cresceu em torno da Igreja de São Miguel, onde guarda obras belíssimas de Joaquim José da Natividade, artista da região, além da imagem do Arcanjo.
As festividades tem início nesta terça-feira, 20, com início do novenário às 18 horas. O ápice das celebrações será na quinta-feira, dia 29, com uma programação especial. Veja:
O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.
São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.
O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois “ninguém é como Deus”. Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda “semelhança de Deus”. (Fonte: cruzterrasanta.com.br)