Comunidade festeja Menino Jesus de Praga e acolhe data de instalação da nova paróquia

Foi em clima de festa e alegria que a Comunidade Menino Jesus de Praga, localizada no Bairro Pio XII, em São João del-Rei, festejou seu padroeiro. Missas, almoço festivo e procissão marcaram a programação de domingo, 10.

A festa teve início pela manhã, com missa, leilão de gado e almoço festivo, reunindo os moradores da região. No fim da tarde, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do bairro, levando as imagens do Menino Jesus e São Vicente de Paulo. Na chegada, Dom José Eudes Campos do Nascimento, presidiu a missa festiva.

Durante a celebração o anuncio mais aguardado: a data de instalação da nova paróquia e posse do novo pároco, padre Odair José de Carvalho. Após o comunicado de criação, a expectativa se tornou grande por parte dos paroquianos. Em sua homilia, o bispo reforçou a necessidade da criação e a importância da participação e envolvimento de todos. “A celebração de instalação e posse vai acontecer no dia 16 de setembro de 2022, uma sexta-feira, às 19 horas”, anunciou o bispo.

A devoção ao Menino Jesus surgiu em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe.

Em uma das mãos, o Menino trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. O detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.

Com o passar do tempo, a devoção ao Menino Jesus de Praga foi se espalhando pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil trazida pelos padres carmelitas. Atualmente, existem muitas comunidades cristãs, urbanas e rurais que têm o Menino Jesus de Praga como padroeiro.

 

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).