Comunidade festeja Santa Bárbara invocada contra trovoadas, tempestades e chuvas fortes

Invocada para pedir proteção contra trovoadas, tempestades e chuvas fortes, Santa Bárbara será homenageada na Paróquia Menino Jesus de Praga, em São João del-Rei. Missa e procissão marcam a programação festiva.

Diz a tradição que, quando a tempestade está muito forte, basta queimar, em frente à imagem da santa, algumas folhas da palma benta no Domingo de Ramos, que a tempestade desaparece. Segundo a tradição, Santa Bárbara era a única filha de um homem rico chamado Dióscoro. O pai da futura santa tinha receio de deixar a menina conviver com a sociedade da época, considerada corrupta. Por isso, a trancou em uma torre.

Santa Bárbara teria sido decapitada no ano de 317, aos 37 anos, pelo próprio pai. E, neste momento, surgiu a fama da futura santa como protetora contra as tempestades, raios e trovões. “Diz-se que um raio caiu e o pai caiu morto naquela cena. É a tempestade como um sinal da manifestação de Deus. Por isso ela é protetora das tempestades climáticas mas, também, das tempestades da vida.