Comunidade Franciscana ganha dois novos diáconos

A ordem dos Frades Menores, da Província Santa Cruz, ganhou dois novos diáconos na manhã de sábado, 01º de junho de 2024. Pela imposição das mãos de Dom José Belisário da Silva, ofm, arcebispo emérito de São Luís do Maranhão, os jovens franciscanos Frei Higor Ferreira de Oliveira, ofm, e Frei Héricles Lima Gomes, ofm, foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem. Com a igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes repleta e com a presença de diversos padres, religiosos, familiares e amigos, a celebração logo introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do serviço.

Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

“Quando somos ordenados diáconos entramos para o Sacramento da ordem para sempre. Depois, mesmo sendo ordenado presbítero, a graça do diaconato não passa. É a graça de servir como Cristo se serve”, explica o Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Monsenhor Geraldo Magela da Silva.

A cerimônia contou com a presença de diversos padres e religiosos. O rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenados como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço.

 

Fotos: Ricardo Saldanha | Pascom