Comunidade Rosa Mística reinaugura igreja com missa e benção de Dom José Eudes

Após um pouco mais de um ano de trabalhos, a Paróquia de São José Operário, realizou a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística no último fim de semana. A reinauguração foi marcada com a bençãos dos ícones colocados no adro, na sexta-feira, 03, e do novo presbitério, no domingo, dia 05.

Bênção das Estações da Via Sacra, Cruz, Sino e Salas de Catequese

No fim da tarde da última sexta-feira, 03, o pároco, padre Vinícius Idefonso Campos realizou a bênção dos quadros que retratam as 14 estações da Via Sacra. Os ícones foram afixados na parte externa da Igreja, no conjunto do adro. Lá também foi colocado um crucifixo, que marca o local. A Igreja da Rosa Mística, que foi construída ao lado de uma grande rocha, apresenta essa peculiaridade, diante desse fato, o conjunto de novos ícones faz alusão ao caminho do calvário percorrido por Jesus Cristo.

O pároco também abençoou o sino que foi colocado ao lado da porta de entrada da Igreja. O sino, instrumento característico da cidade de São João del-Rei, está instalado em um campanário de madeira e será utilizado para marcar as celebrações da Igreja.

Também foi abençoado a Cadeira da Presidência. O móvel é utilizado pelo sacerdote, bispo ou  diácono que preside a celebração da Palavra e da Eucaristia.

Bênção do Presbitério

Já no domingo, 05, aconteceu a celebração de reinauguração e benção do Presbitério. A Santa missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. A celebração contou com a presença do pároco, padre Vinícius Campos, do Vigário-Geral e pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela, e do Reitor do Seminário Diocesano São Tiago – Filosofia e Teologia e vigário paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Javé Domingos.

Dom José Eudes, em sua homilia parabenizou o trabalho desenvolvido pela comunidade e pelo pároco. Ressaltou o quão bonito foi saber de todo o envolvimento dos moradores nas obras de reforma. O bispo também falou sobre a importância da união e da partilha do dízimo que foram importantes para a realização de tão importante reforma. Ele continuou falando sobre a dignificação do espaço litúrgico e disse que se deve ter o mesmo zelo com as Igrejas e capelas, assim como se tem zelo com a casa de cada um.

“Um espaço celebrativo preparado com tanto carinho. Eu sempre digo, nós queremos a nossa casa sempre bem arrumada. E nós também queremos a casa de Deus e a casa de Maria também bem preparada. Então, fica o meu agradecimento, como bispo diocesano, ao padre Vinícius, ao Monsenhor Juvenal e também a comissão desta comunidade que juntos sonharam e hoje veem o sonho de vocês realizado, um sonho concretizado na vida desta comunidade paroquial”, destacou.

Antes de iniciar a Liturgia da Palavra, o bispo abençoou o Ambão – Altar da Palavra – destinando-o ao seu uso sagrado. Após a Prece da Comunidade, Dom José Eudes abençoou o Tabernáculo para conservação das Reservas Eucarísticas e o Altar do Sacrifício Pascal.

Ao fim da celebração, o coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial e morador do Lenheiro, Júnior Costa leu uma mensagem e agradeceu a todos os envolvidos e fez lembrança de nomes que fazem parte da  história da edificação e da manutenção da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística.

Visita do Monsenhor Juvenal

Já na segunda-feira, 06, o pároco emérito,  Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, visitou a Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística, após a sua reinauguração. Na festa da memória de Santa maria Goretti, o padre presidiu a Santa Missa na intenção do atual pároco, padre Vinícius, da comunidade Residencial Lenheiro e de todos que colaboraram com a reforma da Igreja.

Em sua homilia, Monsenhor Juvenal destacou que a exemplo de Santa Maria Goretti, o cristão deve sempre dizer não ao pecado e sim a Deus. Deste modo segue fielmente a Cristo. Ao final da celebração agradeceu e parabenizou toda a comunidade pelo bonito resultado da reforma. Disse estar muito feliz de ver aquela Igreja, que é fruto do trabalho dos leigos, tão bela e digna para as celebrações. Ao final abençoou toda a comunidade Residencial Lenheiro.

Monsenhor Juvenal esteve por muitos anos a frente da Paróquia de São José Operário e mesmo depois de se tornar emérito, tem contribuído para o crescimento de toda a paróquia. O povo tijucano e o atual pároco, sempre enaltecem toda a dedicação ofertada pelo Monsenhor a todo o território paroquial desde os seus primórdios como padre da comunidade paroquial. Além disso, agradecem e rezam a Deus por toda esses anos de doação e serviço.

Reportagem de Willian Carvalho