Comunidades homenageiam São Geraldo em São João del-Rei

Protetor das mães, das costureiras e intercessor das almas dos mortos, para um bom encaminhamento divino, São Geraldo Magela é aclamado por diversos títulos e reúne um grande numero de devotos. Em São João del-Rei o santo recebeu diversas homenagens na última semana.

Uma festa crescente no número de fiéis, a comunidade Geraldo Magela, na paróquia São João Bosco, festejou com padroeira com muita alegria na data em que a Igreja recorda sua memória. Uma comunidade viva, animada e de muita fé. Foi este espírito missionário que ase propagou durante a novena e dia maior da festa, contando com a presença dos missionários Redentoristas da Província do Rio de Janeiro, que conduziram os trabalhos celebrativos na comunidade.

No dia maior houve diversas missas, sendo uma presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento, e procissão.

Já no domingo, 20, as homenagens ao santo se concentraram em uma das comunidades do grande Matosinhos. Meditando o tema “Na vida de São Geraldo, redescubramos a beleza da juventude do ser Igreja” a festa contou com celebrações de missas, tríduo preparatório e procissão.

Geraldo Magela queria seguir o caminho de Cristo e abdicou de todo o tipo de luxo ou riqueza. São Geraldo ainda tinha a fama de ser vidente, tendo ele previsto o dia de sua morte, em 16 de outubro de 1755, consumido pela tuberculose. O santo foi canonizado no dia 11 de dezembro de 1904, pelo papa Pio X.

Fotografias: Paulo Reis. Pamela Silva