Conheça a Querida Amazônia, a Exortação do Papa por uma Igreja com rosto amazônico

Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco, fruto do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, foi publicada nesta quarta-feira, 12, em Roma. O documento tem como título “Querida Amazônia” e é o resultado da Assembleia Especial sobre os novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral, realizada no mês de outubro de 2019, no Vaticano.

O Pontífice, nos primeiros pontos, explica “o sentido desta Exortação”, rica de referências a documentos das Conferências episcopais dos países amazônicos, mas também a poesias de autores ligados à Amazônia. Francisco destaca que deseja “expressar as ressonâncias” que o Sínodo provocou nele. E esclarece que não pretende substituir nem repetir o Documento final, que convida a ler “integralmente”, fazendo votos de que toda a Igreja se deixe “enriquecer e interpelar” por este trabalho e que a Igreja na Amazônia se empenhe “na sua aplicação”.

O Papa compartilha os seus “Sonhos para a Amazônia”, cujo destino deve preocupar a todos, porque esta terra também é “nossa”. Assim, formula “quatro grandes sonhos”: que a Amazônia “que lute pelos direitos dos mais pobres”, “que preserve a riqueza cultural”, que “que guarde zelosamente a sedutora beleza natural”, que, por fim, as comunidades cristãs sejam “capazes de se devotar e encarnar na Amazônia”.

Clique aqui e leia a Exortação Apostólica.

Segundo o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, o documento nos chama a “assumir compromissos importantes e determinantes como sonho social, cultural, ecológico e eclesial”.

Em vídeo, o arcebispo convida todos a conhecerem a Exortação e a participarem dessa experiência. “O Papa nos chama a sonhar, não decreta. Vamos participar dessa experiência, conhecer a Exortação Sinodal, tocá-la, deixar que ela nos toque para que possamos fazer esse novo caminho”, afirma.

Fonte: CNBB / vatican.va