Coordenador de Pastoral participa de Semana de Formação em Brasília/DF

Terminou na ultima sexta-feira, 04, a Semana de Formação para Coordenadores de Pastoral das Dioceses no Brasil, promovida Centro Cultural Missionário juntamente com as Pontifícias Obras Missionária e a Comissão Episcopal de Pastoral, em Brasília/DF. O evento, que aconteceu desde o dia 30, teve como temática o planejamento pastoral e contou com a presença do representante da Diocese de São João del-Rei, padre Marcos Alexandre Pereira.

O objetivo do evento era oferecer aos participantes ferramentas teóricas e práticas para que eles possam motivar, envolver, animar e agir nas suas respectivas Dioceses e paróquias em vista da elaboração do seu Planejamento e do Plano de Pastoral, tendo como eixo transversal à missão.

“Todas as dioceses tem que ter um plano de pastoral. Sem um plano os objetivos não serão alcançados. A importância da participação da diocese para rever seu caminho seu plano pastoral e como planejar um plano que de fato responda os objetivos da diocese. Este evento nos ajuda a pensar um pouco como trabalhar este plano de pastoral em toda nossa diocese”, explica padre Marcos.

Durante a formação houve espaço para oficinas de trabalho como proposta de um resultado concreto para ser colocado em prática. Além disso, os participantes puderam acompanhar uma exposição teórica e interativa, realizar trabalhos em grupos e debates. O curso foi assessorado por padre José Carlos Pereira, pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, Mestrado em Ciência da Religião, Bacharelado em Teologia e Licenciatura Plena em Filosofia.