Curso de Teologia para Leigos se inicia com a fala de Dom José Eudes e temática sobre juventude

Teve início na noite de segunda-feira, 04, o Curso de Teologia para leigos, na Paróquia São Francisco, em São João del-Rei. O evento contou com a presença do bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que conduziu a abertura do ano letivo. Para a aula inaugural, Frei Carlos Lima, juntamente com os freis Marcos e Daniel, falaram sobre o Sínodo da Juventude.

O objetivo do projeto, como já vem sendo realizado há anos, é oferecer uma formação teológica básica, alicerçada na tradição, na Escritura e no Magistério para aqueles que desejam aprofundar a própria fé. Além de qualificar agentes de forma sistemática para os vários serviços nas comunidades, o curso proporcionar aos participantes uma maior articulação entre a fé e compromisso social.

“É um crescimento de fé, conhecimento da Igreja, documentação cristã, aprofundamento bíblico. É enriquecedor, principalmente para os leigos atuantes em pastorais e movimentos”, afirma Maria Auxiliadora Resende, umas das coordenadoras do curso.

Em sua fala, Dom José Eudes destacou a figura do leigo na Igreja e a importância de propagar o conhecimento adquirido. Ele reforçou também o protagonismo laical e fez uma retomada da homilia realizada na Missa de Posse, no último sábado.

Palavras de grande incentivo vindas do recém empossado bispo. Um grande estímulo, segundo Édson Máximo. “Ele destacou muito a figura e e importância do leigo e isso nos deixa muito feliz, animados. A caminhada necessita de disponibilidade e isso incetiva não só os que já participam como aqueles que vieram pela primeira vez”.

Com a duração de três anos, o curso conta com a participação de padres, freis e professores universitários para ministrar temas, estimular debates e estudos. Nesse primeiro contato, Frei Carlos Alexandre Lima apresentou a temática do Sínodo da Juventude. Estudante de Filosofia, Frei Daniel Faria também contribuiu com a abordagem.

Para a Aula Inaugural, foi apresentado o cronograma, assim como os objetivos e características do curso. Para os interessados, ainda possui vaga. Basta procurar a secretaria paroquial, ao lado da Matriz Nossa Senhora de Lourdes, ou ligar no (32)3371-1127.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).