Curta Metragem abordará celebrações de fé em Tiradentes

A cidade de Tiradentes está servindo de cenário para um curta metragem de fé. Elaborado por Deivid Bonner, Gleysson Fortunato e Irmã Niva, o material visual trará imagens representativas das principais celebrações do período quaresmal e Semana Santa na histórica cidade mineira. A iniciativa ganhou apoio do pároco da Paróquia Santo Antônio e dos moradores da comunidade. “É um meio de divulgar o outro lado da fé que não si vê. Sentimento, arquitetura, cultura e derivados”, destacou padre Ademir Longatti.

“Sentimos a necessidade de criar um Curta para mostrar o outro lado da religião católica como divindade. Uma forma de combater as imagens recorrentes e negativas que vimos na TV. Não é um documentário de propaganda católica, é claro que esperamos que os cristãos gostem, tenham um interesse especial. Mas o produto foi feito para todo mundo”, explicou o Deivid Bonner, um dos produtores do curta e integrante da equipe da Pastoral da Comunicação na Paróquia Santo Antônio.

As gravações, iniciadas logo no início da quaresma, contam com imagens de Via-Sacras, celebrações penitenciais e procissões. Segundo Irmã Niva, Guimarães, “uma nova maneira de evangelização na pós modernidade”.

“O devocional, as rezas, as bênçãos, as festas, rituais que fazem memória da presença de Deus na história cotidiana, constituem um universo sacramental cheio de riqueza e de criatividade, que variam, segundo os diferentes contextos de ocorrência”, descreveu Bonner, graduado em cinema e audiovisual.

Após a coleta de todos os registros, o vídeo será produzido e disponibilizado em um canal de vídeos via web. Para iniciar o projeto, foi publicado um trailer, deixando um “gostinho de quero mais” para os internautas.

Confira o Trailer:

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).