Dehoniano será ordenado padre neste sábado, 04, em Minduri

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como Dehonianos, vai ganhar um novo presbítero na manhã deste sábado, 04. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Elizeu Resende Silva, SCJ, será ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem. A celebração vai acontecer na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Minduri.

Com o coração alegre, grato e esperançoso, o jovem Elizeu Resende Silva será ordenado depois de uma caminhada de formação, oração e discernimento. Natural da cidade de São Vicente de Minas, Elizeu nasceu no dia 26 de junho de 1990 e viveu toda a infância na zona rural da cidade de Minduri/MG, participando da Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Vista Alegre, local onde foi batizado e recebeu a primeira comunhão eucarística. “Na infância e adolescência, nunca pensei em ser religioso e/ou padre. No ano de 2009, mudei para Varginha/MG para cursar a Faculdade de Farmácia e minha mãe me incentivou a participar de alguma comunidade. Morava próximo a igreja de Nossa Senhora de Fátima e, geralmente, ia as missas aos finais de semana. Nesse período de grandes mudanças, em 2010, fui convidado a participar do grupo de jovens e de acólitos, pelo, hoje, Padre Aylton Marcos da Diocese da Campanha. Nas vésperas do Domingo de Ramos de 2011, tornei-me acólito. Além do serviço do altar, continuei a participar do grupo de jovens e de algumas atividades da Paróquia. Tive a oportunidade de participar de alguns encontros da Diocese da Campanha, conciliando com a rotina de trabalho e estudos”, recorda.

Foi em meio aos trabalhos junto da comunidade que o jovem sentir seu despertar vocacional. “Em 2013, conversando com o Padre Vítor Martins, SCJ, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que fui convidado para fazer o acompanhamento para discernimento vocacional junto à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Fique meio em dúvida, mas comecei o processo. Já tinha uma inquietação desde que comecei a participar mais ativamente da vida de comunidade”.

Um ano significativo, afinal, Papa Francisco vinha para o Brasil para celebrar junto à milhares de jovens a Jornada Mundial da Juventude. “Nesse período, estava no último semestre de Faculdade e, também tive a graça de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade do Rio de Janeiro. Após os encontros vocacionais ao longo do ano de 2013 e com o devido acolhimento dos Dehonianos, ingressei no Seminário Propedêutico em 23 de fevereiro de 2014. Minha família e alguns amigos me incentivaram na caminhada de fé e celebram cada momento comigo”, destaca,

Em meio as tribulações e os medos aos desafios, Elizeu sempre contou com a ajuda de grandes “amigos” do céu. “Desde a infância, recorro a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e, no período de Seminário, São Francisco de Sales e Santo Antônio. Tenho comigo que meu chamado ocorreu progressivamente à medida que servia na comunidade. O serviço ao altar e a contemplação do Crucificado que ficava no fundo da ‘Igreja de Fátima’, ajudavam-me muito a fazer uma experiência íntima com Deus”.

A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada pelo Padre Leão João Dehon. Presente em mais de 50 países, os padres dehonianos, como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical.

Fundada no ano de 1878, a congregação é caracterizada pelos votos de obediência, castidade e pobreza, observando-os segundo as normas destas Constituições. “Alguns fatores contribuíram para a minha entrada nos Dehonianos: a Comunidade Nossa Senhora de Fátima era assistida pelos padres dehonianos antes de se tornar Paróquia em 2008; geralmente, eu ia confessar e participava das missas aos sábados na Paróquia Divino Espírito Santo, atendida pelos SCJ. E, destaco a presença cordial dos Padres Geovane Inácio, SCJ e Sílvio Nascimento, SCJ, por meio dos quais digo que experimentei a espiritualidade do Coração de Jesus ‘encarnada’ ao modo dehoniano – disponibilidade, escuta e reparação”, pontua o jovem.

Com a proximidade da data, a expectativa de faz ainda maior. “Rezo e peço a graça de ser padre segundo Jesus Cristo, sumo e eterno sacerdote, para servir o povo de Deus e testemunhar a alegria daquele que se deixou encontrar pelo Senhor”.

A celebração de ordenação presbiteral do Diácono Elizeu Resende Silva vai acontecer neste sábado, 04, às 09:30 horas, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Minduri. A celebração da primeira missa do neo-sacerdote será no domingo, 05, às 10 horas.