Devoção mariana mobiliza programação especial durante o mês de maio, em Prados

É tradição dos devotos de Nossa Senhora realizar, durante o mês de maio, a cerimônia de Coroação da imagem da Virgem Maria. Uma tradição iniciada no século XIII, mas solidificada apenas no século XIV, quando São Felipe Neri dedicou o 5º mês do ano em homenagem a Mãe de Jesus. Vestidas de anjos – forma mais tradicional da coroação – as crianças fazem um verdadeiro céu na igreja, ofertando presentes com fortes simbolismos como a palma, véu e a coroa.

Na cidade de Prados a tradição já é enraizada na agenda paroquial. Durante todos os dias os fiéis se reúnem para celebrar a missa e executar distintas manifestações de devoção mariana. Romilda Aparecida Ferreira faz parte dessa história. Quando criança ela era uma das meninas com asas e roupas acetinadas. Hoje, a professora é responsável por ajudar na preparação das crianças para a coroação. “Quando eu era criança eu já cantava para a Nossa Senhora e a gente cresce e mantêm esse costume. Todo ano tem essas homenagens e é tão bonito manter isso e incentivas as crianças da comunidade a realizar a coroação. A gente ama Maria e por isso realizamos essas homenagens”.

Neste ano a programação especial teve início nesta segunda-feira, 28. Para essa semana, as celebrações estão acontecendo na Vila Carassa. A partir da próxima segunda-feira, 05, as atividades vão se concentrar na Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus, na comunidade do Atalaia, com missa às 19 horas, seguida de coroação da imagem de Nossa Senhora.