Dia da Exaltação da Santa Cruz faz recordar a memória de Dom Célio que completaria 76 anos

A Igreja celebra hoje o dia da Exaltação da Santa Cruz, uma data marcante para a Diocese de São João del-Rei que festejou durante anos o aniversario natalício de Dom Célio de Oliveira Goulart. Este ano, o bispo franciscano completaria 76 anos.

Exemplo de humildade, sabedoria e amor ao próximo. Por onde passava Dom Célio cativava as pessoas. Independente da idade. Uma marca de fé e simplicidade. Dom Célio de Oliveira Goulart foi muito mais que um bispo. Foi um verdadeiro pastor.

Natural de Piracema, pequena cidade no oeste mineiro. Dom Célio era o sexto filho de uma família de sete irmãos, o filho de João Rodrigues de Oliveira e Maria Geralda Goulart despertou logo cedo para a vocação. Foi no exemplo da família simples do interior, mas, profundamente religiosos e tementes a Deus, que Célio disse o seu sim a vocação sacerdotal.

Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Cursou teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998, foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB. Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

Seguindo o exemplo de seu Santo de devoção, São Francisco de Assis, Dom Célio levou sua vida espalhando amor e simplicidade por onde passava. Faleceu em janeiro de 2018 após uma luta contra um câncer no pâncreas.

Em uma data significativa, ficam as boas lembranças e o vasto sentimento de saudade. Que agora, junto de Deus, ele possa interceder por toda a Diocese de São João del-Rei.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).