Dia Mundial dos Pobres será realizado neste domingo, dia 19

Há 07 anos o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres a ser realizado no 33º Domingo do Tempo Comum. Este ano de 2023 será no dia 19 de novembro. “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7), é o tema proposto e a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), propõe a VII Jornada Mundial dos Pobres.

Seguindo a convocação do Papa Francisco, a Cepast-CNBB reafirma: “O Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai, vem pela sétima vez alentar o caminho das nossas comunidades. Trata-se duma ocorrência que se está a radicar progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho. Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres”.

As pastorais, organismos e iniciativas que articulam e animam a VII Jornada Mundial dos Pobres, são: 6ª Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Assessoria de Comunicação da CNBB, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Instituto Migrações e Direitos Humanos, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Criança, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral Operária, Serviço a Pastoral do Migrante, Setor de Mobilidade Humana da CNBB e Tv Evangelizar e Signis Brasil.

O presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, gravou um vídeo, motivando para a Jornada, e salientando que o rosto do outro nos interpela. “O rosto de todo ser humano traz traços do rosto de Deus e, de uma forma toda especial, nos interpela o rosto do pobre. O rosto do pobre nos instiga a alargar o coração e ir ao encontro com aquilo que nós temos: Cuidar dos pobres, não desviar o olhar dos pobres”.

“Por isso nesse dia em que nós celebramos o Dia do Pobre, aliás, todos os dias são dias do pobre, mas a Igreja decidiu um dia especial para sensibilizar a nossa comunidade toda para essa situação que diz de uma desigualdade entre nós e clama por justiça”.

Confira o vídeo de dom Jaime na íntegra:

Dia Mundial dos Pobres 

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em 2017, na conclusão do Jubileu da Misericórdia e é celebrado no domingo que antecede o Dia de Cristo Rei, que ocorre no último domingo do Ano Litúrgico da Igreja Católica, geralmente em novembro. A data tem como objetivo chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos. 

Ele enfatizou a importância de ajudar os pobres e marginalizados e de promover uma cultura de encontro e solidariedade. Nesse dia, muitas paróquias e instituições religiosas ao redor do mundo realizam eventos e ações de caridade para auxiliar os necessitados e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a pobreza e a exclusão social.

Materiais da Jornada 

Para contribuir na realização e mobilização da Jornada, junto com as pessoas em situação de pobreza, os materiais disponibilizados são: o subsídio para reflexão e celebração, cartaz, banner, camiseta, material para as redes sociais, Tvs e rádio. Acesse aqui, gratuitamente, todos os materiais. Para acessar a arte para cards, clique aqui.

Fonte: CNBB