Aproximando da data da Ordenação Presbiteral, os Diáconos Guilherme Carvalho Resende e Juliano Henrique de Paula se encontraram em Retiro entre os dias 28 de julho e 01º de agosto, no Santuário do Caraça, localizado na cidade de Catas Altas e pertencente a Arquidiocese de Mariana. O momento foi de grande aprofundamento na fé e espiritualidade em preparação para receber o Segundo Grau do Sacramento da Ordem.
Durante estes dias de oração, os jovens diáconos puderam contar com a direção espiritual do Padre Afrânio, do clero de Mariana. “Assim como Jesus convidou os discípulos para estarem com Ele num lugar à parte, não apenas para o descanso, mas sobretudo para prepará-los para a missão, também nós fomos por Ele conduzidos pela mão a este tempo de retiro. Em vista da Ordenação Presbiteral, este retiro se apresenta como um tempo de graça, um momento privilegiado para revigorar o espírito e renovar o ardor da missão já iniciada no ministério diaconal. Agora, é preciso estar interiormente disposto, espiritualmente enraizado e livre para abraçar com gratuidade, prontidão e amor o ministério que nos é confiado. O sacerdócio não é uma conquista pessoal, mas um dom recebido, um mistério que nos excede e nos envolve”, pontua o diácono Juliano.
Sem duvida, uma experiência enriquecedora. “Durante estes dias de silêncio e oração, pude revisitar a gênese da minha vocação: as sementes lançadas no seio da minha família, os primeiros passos dados na vida comunitária da paróquia, os encontros que marcaram meu coração, os discernimentos, as quedas e os recomeços que se fizeram escola do seguimento de Cristo. Tudo isso foi sendo moldado ao longo do processo formativo no Seminário, onde fui sendo configurado ao Coração do Bom Pastor”, destaca.
Para o jovem, o ministério sacerdotal exige uma vida entregue por inteiro. “Somos chamados a ser presença de Cristo junto ao povo, a proclamar a Palavra com verdade, a celebrar os sacramentos com zelo, a consolar os aflitos com compaixão, a apascentar com paciência e a guiar com mansidão o rebanho que nos é confiado. O sacerdote é homem da escuta, da oração, do sacrifício e da doação constante. A missão que nos espera é grande e bela: ser sinal visível da misericórdia de Deus, canal de sua graça e testemunha viva do Evangelho no mundo. Por isso, o retiro é também um novo Pentecostes, um tempo de inflamação do coração, de fortalecimento da vocação e de íntima união com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Que Ele mesmo, que nos chamou, seja nossa força e alegria em cada dia da missão”. Além dos jovens da Diocese de São João del-Rei, o retiro ainda contou com a presença de outros diáconos da Arquidiocese de Mariana que também se prepararam para a ordenação.
A Ordenação Presbiteral do Diácono Guilherme Carvalho Resende, vai acontecer no dia 23 de agosto de 2025, na Paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno. Após a Ordenação Presbiteral ele continuará atuando na Paróquia de São Sebastião, em Lavras, como Vigário Paroquial.
Já a Ordenação Presbiteral do Diácono Juliano Henrique de Paula, vai acontecer no dia 20 de setembro de 2025, na Paróquia de Santo Antônio e da Bem Aventurada Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes, em São João del-Rei. Após a Ordenação Presbiteral ele continuará atuando na Paróquia da Imaculada Conceição, como Vigário Paroquial e no Seminário São Tiago – Propedêutico, em São João del-Rei.
















