Diocese arrecada mais de 45 mil reais em Coleta para a Evangelização

A Igreja no Brasil tem o cuidado de sempre oferecer instrumentos para todas as comunidades e para todos os batizados vivenciarem a fé de forma prática, aproveitando os tempos da Liturgia e das Celebrações. Assim, o Tempo do Advento, tempo da feliz espera pelo Salvador, é marcado pela Campanha para a Evangelização. A Campanha para a Evangelização teve início no dia 20 de novembro de 2022, com a Solenidade de Cristo Rei,  e se estendeu ao longo do tempo do Advento, com a coleta nos dias 10 e 11 de dezembro.

A Campanha para a Evangelização (CE) 2022 teve como tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro” e buscou mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. A reflexão proposta para esta Campanha para a Evangelização recordou que evangelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo.

Na Diocese de São João del-Rei foram arrecadados R$ 46.998,60 (Quarenta e seis mil, novecentos e noventa e oito reais e sessenta centavos). Veja como ficou a distribuição:

A destinação dos recursos

A Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Em muitos regionais existem atividades missionárias além-fronteiras, com apoio a diversas pastorais, serviços, organismos e movimentos.

Os recursos da Coleta para a Evangelização garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encaminhados para os regionais da CNBB, com a mesma finalidade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.