A Igreja no Brasil tem o cuidado de sempre oferecer instrumentos para todas as comunidades e para todos os batizados vivenciarem a fé de forma prática, aproveitando os tempos da Liturgia e das Celebrações. Assim, o Tempo do Advento, tempo da feliz espera pelo Salvador, é marcado pela Campanha para a Evangelização. Em 2024, a campanha teve como tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”, inspirados pelas palavras do Papa Francisco. O ponto alto da Campanha foi realizado no 3º domingo do Advento, dia 15 de dezembro. Na Diocese de São João del-Rei foram arrecadados R$61.079,75 (Sessenta e um mil, setenta e nove reais e setenta e cinco centavos).
A Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Em muitos regionais existem atividades missionárias além-fronteiras, com apoio a diversas pastorais, serviços, organismos e movimentos.
Os recursos da Coleta para a Evangelização garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encaminhados para os regionais da CNBB, com a mesma finalidade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.








