Foi com muita emoção, aplausos e palavras de admiração e carinho que amigos, familiares, fiéis católicos e religiosos se despediram neste sábado, 17, do padre Ramiro José Gregório. O sacerdote tinha 76 anos e vinha se recuperando após enfrentar em embate com a Covid-19.
Na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, alguns padres – respeitando o distanciamento social – juntamente com o irmão e sobrinhos do sacerdote, rezavam a santa missa e os demais ritos de exéquias. Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, presidiu a cerimônia.
Durante a homilia, o bispo falou sobre a figura marcante do padre Ramiro e sua paixão pelas tradições e culturas da histórica cidade. Dom José Eudes falou sobre a figura do sacerdote e o grande legado que ele deixa para toda a comunidade de fé. Emocionado, o bispo manifestou sua tristeza diante do ocorrido.
https://www.youtube.com/watch?v=OUXvvmUm50k
Em meio as orações, muitas lembranças boas e palavras de admiração. Após a missa, o corpo foi direcionado ao Cemitério das Irmandades onde houve o sepultamento.
Padre Ramiro José Gregório era natural de Itabirito. Filho de José Gregório e Maria de Lourdes Lima, foi ordenado em 30 de novembro de 1980, em Belo Horizonte. Membro da Academia de Letras de São João del-Rei e responsável, entre outras tarefas evangelizadoras, pelo Memorial Dom Lucas Moreira Neves, deixa seu legado junto aos trabalhos culturais, artísticos e sociais.