Diocese disponibiliza questionário para otimizar processo de escuta do Sínodo

O Papa Francisco está convidando a Igreja a celebrar uma assembleia de bispos, em outubro de 2023, contando também com a participação de outras pessoas do Povo de Deus: padres, religiosas e leigos(as). Para o Papa, este encontro será uma oportunidade para a Igreja fazer uma avaliação da sua presença no mundo.

O tema proposto para esta reflexão é “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco quer uma Igreja mais comunidade, participativa e missionária, por isso quer escutar muitas pessoas, não somente aquelas que têm alguma função dentro da Igreja ou uma participação mais ativa mas, também, aquelas que possam colaborar
com opiniões e sugestões.

Segundo o Diácono Daniel Josino, integrante da Comissão Diocesana de Animação do Sínodo, a grande importância de participar desse processo sinodal é de poder mostrar que todos nós ‘caminhamos juntos enquanto Povo de Deus’. O desejo da equipe animadora do Sínodo em nossa diocese é que este processo de escuta possa trazer muitas novas luzes para a Igreja, a fim de que ela realize mais eficazmente a sua missão de Mãe, neste Mundo tão dilacerado pela divisão, pelo ódio e tantos outros males do nosso tempo. É necessário parar para escutar o irmão, e isso, se torna hoje, uma expressão de caridade e acolhida”.

Nesta semana a equipe se reuniu de forma remota para articular os próximos passos de atuação. “Nos reunimos para dar andamento aos trabalhos sinodais e para discutir alguns pontos referentes a fase diocesana do Sínodo 2021-2023. Diante disso, tendo iniciado essa fase no dia 08 de fevereiro com a celebração de abertura, começamos a realizar as formações para os agentes sinodais nas forânias. Com a graça de Deus e o apoio dos padres, tivemos uma grande participação dos leigos e leigas nesse processo. Agora, desde do dia 12 de março, deu-se o início ao processo de ‘escuta’, que é a grande proposta desse sínodo”, pontua Daniel.

Para otimizar a participação, um questionário foi disponibilizado para o povo interessado. “Todos terão a oportunidade de responder em questionário disponibilizado tanto de forma online, como de forma escrita até o dia 30 de junho. Esse processo sinodal é, de fato, um momento para ouvir sem distinção e limites. Este é o convite que o Papa Francisco faz a Igreja nesse período, escutar o máximo de pessoas possíveis, independentemente de suas condições religiosas e sociais. É de fato ir as periferias existenciais, geográficas e sociais. Por isso, convidamos a todos a participarem com muito amor e espirito orante desse processo que com certeza trará novas luzes para a Igreja”.

Você também pode participar, respondendo:

Participe da fase diocesana do sínodo