Ao término do mês de julho de 2022, um importante passo na caminhada sinodal na Diocese de São João del-Rei foi concluído. Foi entregue para a CNBB a síntese de todas as opiniões, comentários, críticas, sugestões e reflexões colhidas durante os trabalhos de escuta conduzidos pelas equipes paroquiais durante os anos de 2021 e 2022. É a contribuição da diocese para um projeto maior, que terá seu ápice na Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Papa Francisco em outubro de 2023.
“Por uma Igreja comunhão, participação e missão” foi o tema escolhido pelo Santo Padre, o Papa Francisco, ao convocar este processo sinodal que a Igreja está vivenciando nestes anos de 2021, 2022 e 2023. Dessa forma, quando se deu início a fase diocesana do sínodo, ou seja, a fase de preparação para ouvir a todos os fiéis em nosso país, a Diocese se organizou, montado a equipe de animação da Diocese de São Joao del-Rei para o sínodo. A partir daí, a equipe procurou articular meios e elaborar datas para que as formações propostas para início do processo de escuta pudessem acontecer.
Após o momento de escuta, se constatou a riqueza desse momento na vida da Igreja Particular, pois, nos questionários, se percebe o quanto o povo tem fé e deseja participar de verdade da Igreja. Para sintetizar todo o conteúdo recolhido, um encontro foi realizado no Salão Irmão Sol, em São João del-Rei, na manhã de sábado, 30 de julho. Veja na reportagem a seguir:
O material, que agora se torna público, também foi encaminhado à Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil que esteve na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 08 e 12 de agosto, com a tarefa de realizar a síntese das contribuições enviadas da fase de escuta realizada pelas Igrejas Particulares. Concluído a elaboração do documento, a equipe da prosseguimento aos próximos passos antes de encaminhar ao Vaticano para ser apreciado pelo Papa Francisco, como forma de conhecer a realidade de cada povo.






