Diocese encerra fase de escuta do Sínodo e se reúne para elaborar síntese neste sábado, 30

A Igreja Católica, a pedido do Papa Francisco, deu início à maior consulta aos fiéis de sua história. A proposta é que todas as dioceses façam uma intermediação entre católicos e o Vaticano como forma de preparação para o Sínodo dos Bispos marcado para acontecer em outubro de 2023, no Vaticano. Em São João del-Rei o processo teve início em fevereiro desde ano e agora, após 5 meses de pesquisa, bispo, padres, seminaristas e leigos se reúnem novamente para a elaboração de uma síntese. O evento vai acontecer neste sábado, 30, no Salão Irmão Sol.

A celebração de abertura aconteceu no dia 08 de fevereiro com um momento formativo com o clero, religiosos, seminaristas e representantes leigos de cada forania diocesana. Após a celebração houve formações em todas as foranias e constituição de equipes em cada paróquia para que fosse realizada a fase de escuta, fomentando a participação de todo o povo de Deus.

Segundo o seminarista Ronan Jesus da Costa Silva, membro da equipe de Animação Diocesana do Sínodo, nestes 5 meses houve uma boa participação de pessoas de toda a Diocese na pesquisa, que responderam ao questionário para o Sínodo de forma online ou física. “Agora é a hora de realizar a síntese diocesana que será enviada no próximo dia 31 para a Comissão Nacional. Essa síntese diocesana deve transmitir o que foi partilhado pelo Povo de Deus durante o processo de consulta na diocese, como um contributo para o atual Processo Sinodal de toda a Igreja”, explica.

Como forma de finalizar a fase diocesana, será realizado um encontro com os mesmos participantes da reunião de abertura (clero, religiosos, seminaristas e representantes leigos de cada forania). O encontro vai acontecer neste sábado, 30, à partir das 09h. Após a oração inicial, será realizado um estudo das respostas coletadas em toda a Diocese para que a síntese possa ser finalizada. Nesse estudo, serão destacados os temas principais da consulta diocesana.

“O encontro será finalizado com um momento celebrativo, a partir das 11h30, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, como forma de agradecer a conclusão da fase diocesana que nos possibilitou, não somente contribuir para a realização do Sínodo a ser realizado em Roma em 2023, mas também escutar o que Deus disse através do povo da Diocese, discernir sobre a sua vontade para a Igreja local e sobre os caminhos que Ele convida a Igreja a seguir na diocese, no sentido de uma comunhão mais profunda, de uma participação mais plena e de uma missão mais frutuosa. Como salienta o papa Francisco, o objetivo deste Processo Sinodal não é apenas fazer uma série de exercícios que começam e param, mas um caminho de crescimento autêntico rumo à comunhão e à missão que Deus chama a Igreja a viver no terceiro milênio”, pontua Ronan.

A celebração vai ser transmitida ao vivo pelo Canal de Vídeos da Diocese de São João del-Rei à partir das 11h30.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).