Diocese faz doação para as vítimas no Rio Grande do Sul e convida a população a se solidarizar

Diante da tragédia crescente causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul e se solidarizando com as vítimas, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu uma carta ao povo de Deus convocando a todos para se unirem em apoio e em orações às comunidades afetadas, pois a ajuda é essencial para oferecer conforto e esperança aos que mais necessitam. A Diocese de São João del-Rei encaminha sua colaboração e incentiva as doações através das contas do Regional Sul 3, da CNBB.

Veja o documento na íntegra:

“Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber?” (Mt 26,37)

Ao amado povo de Deus que reside na Igreja Particular de São João del Rei.

Graça e paz!

Nos últimos dias estamos acompanhando, com imenso pesar, os sofrimentos dos nossos irmãos que vivem no estado do Rio Grande do Sul. É perceptível que nossos irmãos em Cristo estão vivendo uma de suas piores tragédias climáticas. Sabemos que o intenso volume de chuva deixou várias famílias em situações de calamidade. Nosso coração se compadece com as perdas humanas, materiais e com os sofrimentos daqueles que aguardam notícias dos familiares e amigos que permanecem desaparecidos.

Como Igreja Diocesana queremos ofertar nossa compaixão e nossas perseverantes preces. Rogamos que a fé esteja presente em cada coração atribulado e que a graça de Deus os assista em suas tribulações.

Em todos os anos, como consequência prática da Campanha da Fraternidade, nossas Igrejas particulares realizam, sempre no domingo de Ramos, a Coleta Nacional da Solidariedade. Desta coleta, 60% do valor total é destinado para o uso caritativo de cada diocese, segundo critérios específicos do ordinário local e seus conselhos.

Neste ano de 2024 a quantia recolhida para uso diocesano foi de R$ 45.864,57. O bispo diocesano e todo seu clero, impulsionados pela Palavra do Mestre Jesus – “pois eu estava com fome, e me deste de comer; estava com sede, e me deste de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa” (Mt 26,35) –, decidimos enviar a totalidade destes recursos para socorrer os irmãos que sofrem no Rio Grande do Sul. Enviaremos nossos recursos através da conta propagada pelo Regional Leste II da CNBB. Abaixo colocaremos as informações necessárias para aqueles que desejam colaborar da mesma forma.

Para além desta iniciativa, desejamos que todos possam ser marcados pela compaixão e que continuem a colaborar de alguma forma para superação dos sofrimentos de nossos irmãos. Que a força de Deus seja o amparo dos que sofrem e a ternura da Virgem do Pilar acalente os corações dos desesperançados!

Servo no amor,

Dom José Eudes Campos do Nascimento
Bispo Diocesano