Após a celebração de abertura e o evento de formação, a Diocese de São João del-Rei deu início deu início no último sábado, 12, ao processo de escuta em preparação ao Sínodo. Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto apenas para 2023, as dinâmicas do sínodo já se iniciam a nível diocesano através de encontros, formações e debates. O Povo de Deus tem a missão de estudar e indicar quais caminhos a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e ações.
Neste sábado foi a vez das Foranias Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição. A primeira aconteceu na Paróquia São José, em São João del-Rei e foi conduzido pelo diácono Daniel Josino juntamente com o pároco, padre Vinícius Idelfonso Campos, e os seminaristas Juliano e Vinícius. O evento contou com a participação de dois representantes leigos de cada paróquia.
Já o encontro formativo da Forania Nossa Senhora da Conceição aconteceu na mesma data, mas na cidade de Prados. O evento foi conduzido pelo pároco, padre Rondineli Cristino, juntamente com o seminarista Ronan Costa Silva e contou com a participação dos seminaristas Guilherme Carvalho e Luís Alberto.
Segundo o seminarista Ronan Costa Silva, esses encontros formativos fazem parte do segundo passo do plano de ação da Diocese para a etapa diocesana do Sínodo. “A intenção é formar lideranças como Missionários da Escuta, que vão estender a formação em suas respectivas paróquias e animar todo o processo de escuta que o Papa Francisco pede para esse Sínodo”.
Ainda serão realizadas formações nas outras foranias:
26 de fevereiro – Forania Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, às 13h30.
05 de março – Forania Nossa Senhora de Nazaré
Local: Paróquia São Sebastião, Lavras, às 14h
12 de março – Forania Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação
Local: Paróquia Nossa senhora da Piedade, Piedade do Rio Grande, às 14h
12 de março – Forania Sant’Ana
Local: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, lavras, às 9h.

























