Em várias dioceses do Brasil o mês de novembro é dedicado, de forma especial, ao Dízimo. Em São João del-Rei não é diferente. A campanha de mobilização conta a distribuição de mensagens sobre a importância da contribuição na vida do cristão e busca convidar os membros da comunidade para entenderem o dízimo como retribuição ao cuidado e amor de Deus e na ação concreta se ser Igreja. Este ano a Campanha tem como tema “Na Esperança, partilhamos a fé e sustentamos a vida da Igreja”.
O dízimo é expressão concreta dessa partilha em nossas comunidades. Ele não apenas sustenta as necessidades materiais da Igreja, como a manutenção do culto e das atividades pastorais, mas também se torna fonte de caridade para os mais necessitados. Através do dízimo, cada fiel contribui para a continuidade da missão de evangelizar, alimentar os famintos e celebrar a fé.
Segundo o animador diocesano da Pastoral do Dízimo, Padre Plínio Ataíde Almeida, o dízimo é “uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, dum modo de viver a esperança em seu reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade”, explica o sacerdote que ainda faz um convite a todos os dizimistas. “Sejamos, assim, dispostos a oferecer com generosidade o que temos. Que nosso pequeno gesto de amor e compromisso com a Igreja possa se tornar sinal da graça de Deus entre nós”.
O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade.








