Diocese promove campanha de conscientização do Dízimo em novembro

Em várias dioceses do Brasil o mês de novembro é dedicado, de forma especial, ao Dízimo. Em São João del-Rei não é diferente. A campanha de mobilização teve início no dia 03 conta a distribuição de mensagens semanais sobre a importância da contribuição na vida do cristão. O material já foi adquirido pelas paróquias e já começou a ser distribuído nas celebrações do último domingo. Nele, estão incluídos folhetos com orações para cada domingo do mês.

Este ano a Campanha tem como tema “Dízimo, expressão de amor e compromisso com o Reino de Deus” e tem como objetivo de convidar os membros da comunidade para entenderem o dízimo como retribuição ao cuidado e amor de Deus.

Segundo o animador diocesano da Pastoral do Dízimo, Padre Plínio Ataíde Almeida, o dízimo é “uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, dum modo de viver a esperança em seu reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade”, explica.

A cada domingo os fiéis poderão refletir, através dos folhetos com orações e mensagens, uma abordagem do Dízimo, em quatro dimensões diferentes: religiosa, eclesial, missionária e social. O intuito é que se partilhem e promovam debates entre a família.

Neste período desafiante da pandemia, todos foram atingidos e, mesmo assim, muitos se mantiveram firmes nesse compromisso. “Sabemos que a situação financeira de muitos está prejudicada diante desta pandemia mas, mesmo assim, muitos que amam suas comunidades continuaram contribuindo. É muito importante essa generosidade para seguir no trabalho de evangelização”, explica o sacerdote.

O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé.

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade.

VEJA O MATERIAL DA CAMPANHA 2021

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).