Diocese promove formação bíblica em São João del-Rei

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.

A Igreja no Brasil dedica todo o Mês de Setembro a Bíblia e inspira grupos e movimentos a trabalhar a Palavra de Deus e aprofundar através de encontros de formação, possibilitando que haja um engajamento da comunidade em gesto concreto que ajude a mostrar que a Bíblia é para ser vivida.

Na Diocese de São João del-Rei o desfecho do mês temático foi marcado por um evento na manhã de sábado, dia 28, no Salão Comunitário Dom Bosco. Promovida pela Comissão Diocesana de Animação Bíblica, a ação contou com representantes de diversas paróquias da região e abordou o tema “Para que n’Nele nossos povos tenham vida (I Carta de João)”, proposto pela CNBB.

Segundo o animador diocesano, padre Silvio Firmo, a importância do evento está na unidade das paróquias a nível diocesano e a formação bíblica dos leigos. “Os três representantes leigos de cada paróquia integrante da Diocese e o pároco ou vigário paroquial podem fortalecer muito esse trabalho em nossa Igreja, explica.

A programação contou com momentos de orações, conferências e aprofundamento do tema. Mais uma vez o Monsenhor Danival Milagres Coelho participou do evento. O sacerdote que é da Arquidiocese de Mariana e tem experiência na área de Teologia e visão Bíblica foi o assessor do evento. Ele falou sobre a Bíblia, desde a definição até um aprofundamento mais detalhado da Primeira Carta de João. O momento foi de interação, partilha de conhecimentos e estudo.

A Primeira Carta de João nasceu como uma homilia escrita. O autor se dirige a seus interlocutores chamando-os de amados e filhinhos.  No passado, o autor queria encorajar sua comunidade, que passara por uma experiência dolorosa de conflito e separação, a perseverar na prática do mandamento de Jesus Cristo, a Palavra da Vida. Também hoje, a Carta continua a encorajar seus leitores a reviverem essa experiência de perseverança.

O evento teve seu término com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, no Santuário São João Bosco.

Fotografias de Cristian Correa, Fabiola Ribeiro e Samuel Daldegan

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).