Diocese promove formação sobre a Campanha da Fraternidade

A Diocese de São João del-Rei deu início neste sábado, 28, aos trabalhos da Campanha da Fraternidade deste ano, com um encontro de formação para leigos. O evento aconteceu no Salão Irmão Sol, nas dependências do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e reuniu mais de 100 participantes, incluindo o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, padres, seminaristas e leigos.

A intenção do evento, assim como nos anos anteriores, era de promover diálogos e sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

O momento formativo teve início com orações e preces na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. O momento foi conduzido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilson Fonseca. Em seguida, os participantes foram convidados para o anfiteatro, quando houve a exploração da temática.

Para conduzir o momento formativo foi convidado o padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB. O sacerdote é professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre, mestre em Teologia Dogmática, especialista em catequética e em origens do cristanismo e autor de artigos da Revista ECOando (de formação interativa de catequistas).

Segundo o sacerdote, a importância de falar da fome mais uma vez vem da necessidade de superar esse flagelo. “Mais uma vez o brasil está no mapa da fome e isso não pode ficar indiferente no coração do cristão e a Campanha da Fraternidade sempre é uma proposta de conversão, por isso que a CNBB sempre tem o cuidado de escolher um tema dois anos antes, para que ela possa servir de conversão pessoal, comunitária e eclesial”.

Rodrigo Resende participou do evento junto da sua esposa, Tamires, e filha. “Foi um momento de muita importância, por tratar a fundo a necessidade de trabalhar a fome neste ano. Padre Jean nos trouxe dados que levantaram a importância desse tema na campanha de 2023, como, também, apresentou as diversas formas como a comunidade pode agir para que o verdadeiro sentido seja aplicado durante as reflexões da Quaresma”, pontuou o jovem de 28 anos que visa propagar o aprendizado junto da família e de sua comunidade paroquial.

Sobre a cF 2023

A Campanha da Fraternidade 2023 propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus. O tema “Fraternidade e fome”, incentiva as comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade, assim como em 1975 e 1985. Agora, em 2023, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).