Diocese promove treinamento para implantação dos serviços de informatização da Theòs

A diocese de São João del-Rei vem realizando a implantação de um novo Sistema de Gerenciamento de Gestão Canônico Pastoral, a Theòs Sistemas Eclesiais. Durante dois dias o instrutor da empresa realiza o treinamento dos secretários paroquiais que utilizarão as novas ferramentas e também esclarece dúvidas que possam surgir com relação a utilização do novo sistema.

O treinamento teve início na última terça-feira, 19, com um grupo de aproximadamente 60 pessoas, composto por secretários paroquiais, contadores e sacerdotes, reunidos no Anfiteatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no interior do Campus Santo Antônio.

A Theòs é uma empresa com sede em Maringá/PR e trabalha, desde 1997, com software para Paróquias e Dioceses. Segundo o instrutor da Theòs, Evanildo Ribeiro da Silva, a ideia é unificar o trabalho de toda a diocese.

O sistema apresenta possibilidade de controle das estatísticas paroquiais, a impressão de livros, possibilidade de configuração de certidões sem a necessidade de outras planilhas ou outros documentos.

Antes de ser adotado por toda a diocese, padre Odair Carvalho já utilizava os serviços da empresa. “Está sendo algo bom e oportuno para se trocar experiências e renovar o aprendizado. É obvio que haverá um trabalho maior para organizar e catalogar todo o material, mas a praticidade do trabalho ficará nítida. Essa modernização também devem entrar nos serviços de nossas secretarias”, afirma.

Para o ecônomo diocesano, padre José Walter Carvalho, esta estrutura possibilita grandes rendimentos ao trabalho e uma maior transparência diante das transações financeiras.

O terceiro dia de treinamento será na quinta-feira, 21, com o serviço direcionado para a Cúria Diocesana. A data servirá, também, para tiragem de dúvidas sobre o sistema.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).