Diocese realiza celebração do Crisma e renova as promessas sacerdotais

Consagrar os santos óleos, além de renovar as promessas sacerdotais e abrir bem o dia da instituição dos Mandamentos do Amor, da Eucaristia e do Sacerdócio. Motivos importantes não faltaram para que a manhã de Quinta-Feira Santa, dia 14 de abril, reunisse um grande número de pessoas, de vários cantos da Diocese, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Todos, ainda, com máscaras, reforçando os cuidados contra a Covid-19.

A celebração da Missa do Crisma (ou da Unidade) foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada pelo bispos eméritos de São João del-Rei e Mariana, Dom Waldemar Chaves de Araújo e Dom Geraldo Lyrio Rocha, respectivamente, e demais membros do clero diocesano e visitantes.

Nesta celebração o bispo, juntamente com os presbíteros concelebrantes, renova a promessa da ordenação sacerdotal. Esta celebração é considerada para o bispo, uma das principais manifestações da plenitude do seu sacerdócio, afinal, segundo o Pontifical Romano (Missal Romano pp. 235ss), ela é “sinal de estreita união dos presbíteros com ele…”.

Durante a homilia, Dom José Eudes falou sobre o chamado de Cristo ao serviço e a importância do compromisso do sacerdote com a comunidade. Veja na íntegra:

Além da renovação das promessas sacerdotais a celebração contou ainda com a benção dos santos óleos: enfermos, catecúmenos (para batizados) e crisma. Após a consagração e benção, cada pároco, acompanhado por representantes paroquiais, recebeu os óleos para suas respectivas comunidades. As porções serão utilizadas no período de um ano. O óleo santo consiste em uma mistura de azeite extra virgem comum e essências de perfumes, sendo que cada uma das três fragrâncias são diferentes.

Monsenhor Geraldo

Prestes a encerrar a cerimônia, Dom José Eudes noticiou a concessão de monsenhor ao Vigário Geral e Pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela da Silva.

O documento foi lido pelo Chanceler do Bispado, Padre Álisson André Sacramento, causando surpresa e emoção. “Renovo a minha vontade de estar junto (da Igreja) e poder ajudar. Digo que sou muito feliz por ser padre e peço a graça de Deus pela perseverança, sempre contanto com a proteção da Mãe Amada, a Virgem do Pilar, e de São José”, enfatizou Monsenhor Geraldo. Veja o documento: