A devoção a Mãe de Jesus é muito visível na região pela quantidade de Capelas, igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Títulos. Dentre estes, foi escolhido o de Nossa Senhora do Pilar para ser a Padroeira da Diocese e também da cidade de São João del-Rei.
Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.
Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei. Festejada no dia 12 de outubro, a data reúne centenas de fiéis na Catedral Basílica para fazerem suas preces e agradecimentos. Celebrações de missas, procissão e bênçãos especiais marcam as comemorações que tem início no dia 03 de outubro
Este ano a festa tem como tema “Com Marinha, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, e vai contar, a cada dia, com diversos padres da região para conduzir as reflexões do novenário. O ápice da programação será na quarta-feira, dia 12. Veja:






