Diocese realiza simpósio sobre dizimo

A Diocese de São João del-Rei vai promoveu no último sábado, dia 06 de maio, um encontro de formação, o Simpósio Diocesano – Dízimo: Comunhão, Participação e Missão. Este evento foi direcionado aos coordenadores da Pastoral do Dízimo e representantes das paróquias e teve como objetivo capacitar as equipes para dinamizar as atividades da pastoral.

Segundo o Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, Padre Plínio Ataíde da Silva Almeida, a Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, além de acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja Particular. “Foi um encontro de avaliação sobre a caminhada do dízimo na vida pastoral das paróquias, com o objetivo de dinamizar e capacitar”, explica o sacerdote que foi um dos condutores do evento.

Com representação de 36 das 43 paróquias, foi contabilizada a participação de 92 pessoas, conforme lista de presença, o que corresponde a cerca de 84% do público esperado, dentre membros e coordenadores da Pastoral do Dízimo de cada paróquia. O encontro ainda contou com a presença da analista pastoral, Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese de Belo Horizonte e membro da coordenação da Pastoral do Dízimo do Regional Leste 2 da CNBB, Renata Senhorinha Santiago, e do  designer gráfico e ilustrador católico, idealizador do perfil “Fazei a Experiência”, onde trabalha com dízimo, comunicação e criatividade, Fábio Fernandes.

“Em sua explanação, a assessora Renata abordou a importância da Pastoral do Dízimo e sua composição utilizando uma criativa dinâmica sobre união, a partir da montagem de uma colcha de retalhos, em que os participantes expressaram o que entendem sobre a pastoral através de desenhos e frases, feitos por eles próprios em pequenos retalhos. Já o assessor Fábio apresentou o tema e dissertou sobre o porquê de participar como profissional da comunicação e leigo atuante na Igreja nesta área. Além disso, provocou uma reflexão sobre o termo dinâmico para que os participantes pudessem compreendê-lo melhor. Ressaltou a importância da comunicação em criar uma ‘boa imagem para a pastoral do dízimo’. A partir da leitura de Ez 37,1-10, partiu para a questão prática, refletindo e esmiuçando o texto bíblico como inspiração para construir uma pastoral viva. Por fim, abriu espaço para as perguntas e respostas”, pontua Padre Plínio.

Em espírito de sinodalidade, os membros das paróquias presentes partilharam sobre como vivem, celebram e trabalham o dízimo em suas comunidades. O encontro foi uma experiência de sinodalidade. “O Simpósio Diocesano da Pastoral do Dízimo foi uma verdadeira escuta, na qual todos puderam vivenciar o que nos pede o Papa Francisco, de uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão, assumindo o significado de sinodalidade, que é caminhar juntos”.

O evento foi encerrado com a escolha da Coordenação Diocesana da Pastoral do Dízimo, composta por um membro de cada forania. “O encontro foi muito empolgante, pois percebemos a animação dos agentes e a necessidade que têm de uma assistência por meio de uma Pastoral diocesana. Com base no feedback recebido por alguns dos participantes, o evento foi bem aproveitado. A animação e empolgação dos agentes era muito perceptível. As palestras e atividades foram muito bem recebidas pelo público, proporcionando aprendizado e networking para os participantes, e a organização garantiu o bom andamento de todas as atividades. Acredito que o evento deixou uma impressão positiva nos participantes e contribuiu para o fortalecimento da Pastoral do Dízimo”, conclui Padre Plínio.