Diocese toca sinos pedindo oração durante a pandemia

Nos mais distintos tamanhos, com sons e timbres variados, os sinos estão sempre transmitindo mensagens e servindo de instrumento de comunicação para os moradores de São João del-Rei e região. Seja para festejar boas notícias, anunciar mortes ou ocasionar reflexões. A partir desta sexta-feira, 20, o símbolo religioso, que mantém uma linguagem peculiar de grande riqueza cultural, se manifestará três vezes ao dia, convocando todos para um momento de oração neste tenso período de pandemia do Coronavírus, Covid-19.

A iniciativa partiu do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, juntamente do vigário geral, padre Geraldo Magela da Silva. A previsão é que a manifestação do sino ocorra 3 vezes ao dia: às 12h, 15h e 18h.

“Dentre as inscrições que tradicionalmente se encontram em nossos sinos lemos esta ‘laudo Deum, populo voco, pestem fugo’ que se traduz como ‘louvo a Deus, chamo o povo, afugento a peste’. Tal finalidade dos sinos, chamando o Povo de Deus à oração fervorosa por livramento das epidemias, nos inspirou a determinar que, desta data em diante, os sinos das igrejas de nossa Diocese nos convoquem a elevar a Deus uma prece humilde e confiante, rogando o fim da presente pandemia. Este convite à oração se dirige não só aos católicos, mas a todas pessoas de boa vontade que queiram se irmanar conosco nesta súplica comum”, destacam os sacerdotes.

A ação será realizada em todas as 42 paróquias que fazem parte da Diocese de São João del-Rei como um momento de união e fraternidade em prol da vida e da dignidade humana.