Distrito do Rio das Mortes homenageia Nossa Senhora com festa de congado

Uma das mais tradicionais festas da comunidade do Rio das Mortes teve seu ápice neste domingo, 20. Com grande participação de público, centenas de pessoas prestaram suas homenagens com orações e agradecimentos à Virgem Maria, sob o título de Rainha do Rosário.

No dia maior da festa, o grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário, com 344 anos de criação, movimentou o distrito com seu colorido e batuque, cantorias e danças. As festividades tiveram início ao meio-dia com a chegada vibrante do congado, que trouxe alegria e tradição para todos os presentes. Em seguida, foi dado inicio a celebração da Santa Missa Festiva, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Gerado Magela, com a concelebração do pároco, Padre Elissandro Campos, e do Padre Francisco. Ao final da Santa Missa, todos os presentes participaram da consagração à Nossa Senhora do Rosário.

A festa de Nossa Senhora do Rosário é uma oportunidade de renovar a devoção mariana e de agradecer pelos favores alcançados. “É uma tradição que une os fiéis em oração e louvor, fortalecendo nossa fé e amor pela Virgem Maria. Essa festa é celebrada há mais de 300 anos pelo Congado. Uma tradição familiar que vem sendo passada de geração em geração. Esse grupo preza pela fé, pelos bons costumes e pela tradição de louvar a Deus e a Virgem Maria com cantigas católicas. É bonito ver a fé do povo, a emoção dos congadeiros e a participação maciça dos fiéis”, pontua o pároco, Padre Elissandro Campos.

Encerrando as festividades, o congado fez uma bela apresentação, enchendo o ambiente de cultura, fé e tradição. O congado é um festejo popular afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos, com um tipo de dança dramática, celebrando a coroação do rei do Congo, em cortejo com passos e cantos, onde a música é a própria celebração. “O Congado para nós começa com a comunhão. Manter essa tradição é uma forma de compromisso com a fé e com os nossos antepassados”, destaca José Roberto, integrante do grupo.