Já está tudo pronto para Dia Nacional da Juventude 2020. Este ano o evento será on-line em união com as dioceses de Juiz de Fora e Leopoldina. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, a reflexão estará em comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano e pretende abordar formas de ação e missionariedade com a juventude.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Segundo a coordenadora do Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei, Alice Barros, os preparativos para o DNJ deste ano estão divididos pelas dioceses. “Cada uma (arquidiocese/diocese) está responsável em alinhar as equipes responsáveis pelas atividades, que são as oficinas de temas diversos, as gincanas ou desafios, promovendo o engajamento dos jovens entre seus grupos, respeitando as diferenças e, principalmente, o momento de pandemia que estamos vivendo. Tudo está sendo planejado para que o sentimento de presença viva de Cristo se faça mesmo no meio virtual, para que a alegria do DNJ seja transbordada pelas telas dos celulares/computadores da juventude”, explica.


O ápice da programação está prevista para o domingo, dia 25, com missa, sarau, workshop e apresentação de um Drive Thru solidário. “Estamos em comunhão com a CNBB para a Juventude Nacional no sentido de refletir e envolver a juventude nas ações propostas. Será incrível e única esta experiência deste ano”.
para os interessados, o evento será transmitido pelo canal de vídeos da Diocese de São João del-Rei e do Setor Diocesano de Juventude, assim como, também, pela página no Facebook.






