DNJ será realizado on-line entre os dias 22 e 25 de outubro

Já está tudo pronto para Dia Nacional da Juventude 2020. Este ano o evento será on-line em união com as dioceses de Juiz de Fora e Leopoldina. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, a reflexão estará em comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano e pretende abordar formas de ação e missionariedade com a juventude.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Segundo a coordenadora do Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei, Alice Barros, os preparativos para o DNJ deste ano estão divididos pelas dioceses. “Cada uma (arquidiocese/diocese) está responsável em alinhar as equipes responsáveis pelas atividades, que são as oficinas de temas diversos, as gincanas ou desafios, promovendo o engajamento dos jovens entre seus grupos, respeitando as diferenças e, principalmente, o momento de pandemia que estamos vivendo. Tudo está sendo planejado para que o sentimento de presença viva de Cristo se faça mesmo no meio virtual, para que a alegria do DNJ seja transbordada pelas telas dos celulares/computadores da juventude”, explica.

Na Província de Juiz de Fora o evento contará com um tríduo preparatório, a partir do dia 22 de outubro, com momentos de espiritualidade, formação e entretenimento. A cada dia, um bispo conduzirá uma reflexão específica, assim como os padres assessores e coordenadores de cada (Arqui)diocese. “A expectativa deste ano é que o evento seja de forma integradora, um evento de união entre a província, já que ocorrerá neste nível. Que os jovens se conheçam, troquem contatos, conheçam outras perspectivas de ser setor juventude. Que as crenças se ampliem de fato, que as experiências sejam enriquecedoras para todos. De forma online isso fica muito fácil, além de que o objetivo das dioceses é a integração das diversas realidades”, destaca Barros.

O ápice da programação está prevista para o domingo, dia 25, com missa, sarau, workshop e apresentação de um Drive Thru solidário. “Estamos em comunhão com a CNBB para a Juventude Nacional no sentido de refletir e envolver a juventude nas ações propostas. Será incrível e única esta experiência deste ano”.

para os interessados, o evento será transmitido pelo canal de vídeos da Diocese de São João del-Rei e do Setor Diocesano de Juventude, assim como, também, pela página no Facebook.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).