Documentário sobre Ofício de Trevas apresenta as peculiaridades do rito em SJDR

Uma tradição secular da Igreja Católica não será realizada neste ano, em São João del-Rei (SJDR), após as recomendações de prevenção conta o Coronavírus, Covid-19. Ofício de Trevas, rezado nos três dias que antecedem o Domingo da Ressurreição, expressa através das orações, salmos, lamentações, leituras e responsórios, os sentimentos que envolvem Jesus Cristo na sua Paixão e Morte.

Provavelmente esta será a primeira vez, em três séculos, que a cerimônia não será executada na cidade que se destaca por preservar a celebração praticamente extinta após o Concílio Vaticano II e a reforma das normas da Igreja Católica.

Para manter a tradição viva, destacar a memória, possibilitar o entendimento e a propagação, além de mostrar a valorização cultural que atravessa diferentes gerações, disponibilizamos o documentário “Luz et Tenebrae: A luz do Ofício de Trevas” que apresenta passo a passo da celebração com sua peculiaridade e preservação histórica.

A produção audiovisual, produzida e dirigida por Lucas Silveira, é ancorada numa narrativa de pessoas diretamente envolvidas com a cerimônia: o padre, o regente da orquestra, o regente dos coroinhas e o comentarista sacro. Relatos que apresentam vidas, mesclam com a originalidade e a valorização do costume por parte da comunidade.

https://www.youtube.com/watch?v=15eQGlzGjDA