Terminou ontem, dia 15, a série de visitas e celebrações de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros nas seis Foranias que compõem a Diocese de São João del-Rei. A iniciativa, idealizada pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, mobilizou os fiéis e contou com diversas manifestações de carinho ao bispo eleito de Camaçari/BA.
A programação teve início no dia 07, na Forania de Nossa Senhora do Pilar, com missa na Matriz de São José. Em seguida foi a vez da Forania de Nossa Senhora de Nazaré, com missa no dia 09, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração ainda fez memória ao 1º ano de falecimento de padre Fábio José Damasceno. Já no dia 10 foi a vez da Forania de Sant’Ana de Lavras receber o bispo. A celebração aconteceu na Igreja São Judas Tadeu.
No sábado, dia 11, a Forania Senhor Bom Jesus de Matosinhos se fez reunida no Santuário do Bom Jesus. O mesmo aconteceu no dia 14, na Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação. A missa aconteceu em Andrelândia. A programação teve seu desfecho na última quarta-feira, 15, junto da Forania de Nossa Senhora da Conceição. A celebração aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
“Foi uma experiência muito rica: me encontrar com os padres e rever lideranças das comunidades paroquiais. Me senti motivado a realizar essas visitas, pois atuei, por doze anos, como Vigário Geral e ainda como Administrador Diocesano no período de vacância da diocese. Vivi não como um momento pessoal, mas sim eclesial. Sou filho desta diocese. Nossa Igreja Particular se alegrou com minha nomeação e ordenação episcopal. Quanta gente colaborou na organização de tudo e tudo feito com muito esmero. Agradeço de coração a todos as orações e o apoio”, pontuou Dom Dirceu Medeiros.
A ultima celebração do calendário foi ainda mais especial. A data marcava, ainda, os 20 anos de ordenação sacerdotal de Dom Dirceu, também na cidade de Barroso. “Ontem, na última celebração nas Foranias, pude celebrar 20 anos de sacerdócio na minha terra natal. Momento forte. Pude celebrar junto do túmulo do saudoso Cônego Luiz Giarola Carlos que me batizou e marcou a vida de todos nós barrosenses”.
Segundo o bispo diocesano, Dom José Eudes, visitar as foranias foi uma forma de acolhida e comemoração. “Foi um momento rico pra toda a nossa Diocese. Quero agradecer a Dom Dirceu de ir ao encontro das foranias, do povo. Pudemos ver esse grande carinho das pessoas para com Dom Dirceu e para com os nossos padres. Parabenizo as foranias pela mobilização e organização junto à Dom Dirceu. Sem duvida, um marco na nossa querida e amada diocese”.
Para quem acompanhou as celebrações, o momento foi de grande alegria. Padre Geraldo Magela da Silva, Vigário Geral da Diocese, participou das seis celebrações junto de Dom Dirceu. “Nesses dias eu tive a alegria de acompanhar Dom Dirceu em cada forania. Essa sugestão foi acertada pois sentimos verdadeiramente a alegria da Diocese pela eleição episcopal. A Diocese de viu contemplada nesse chamado que a Igreja, pela ação do Espírito santo, fez a Dom Dirceu para ser bispo da Diocese de Camaçari. Ele é um filho de nossa Igreja e enviado em Missão. Deus seja louvado por tudo isso que estamos vivendo. Um período de revivamento, relançamento da missão, do nosso ‘sim’ vocacional. Consciência da alegria e serviço”.
Até janeiro, outras paróquias e comunidades também devem receber o novo bispo. No dia 25, por exemplo, Dom Dirceu presidirá a missa das 19 horas na Comunidade do Arame. No dia 26, às 09h:15 na Igreja de São Francisco, em São João del-Rei e dia 01º de janeiro, às 19 horas, na Comunidade de Vitoriano Veloso/Bichinho. Sua posse está marcada para fevereiro de 2022.
“Vivo este momento como um envio. Sim, minha Igreja de origem reza e se alegra comigo e me envia em missão para pastorear aquela parcela do povo de Deus que está em Camaçari na Bahia. Sigo com alegria e confortado pela amizade. A todos o meu muito obrigado e continuamos unidos em comunhão e serviço”, conclui.