Dom Dirceu fala sobre Retiro do Clero e a importância de se realizar anualmente

Desde a última segunda-feira, 24, os sacerdotes da Diocese de São João del-Rei estão reunidos no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo/MG, para o Retiro Anual do Clero. Neste ano, tendo Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo da Diocese de Camaçari/BA, como pregador.

O segundo dia do Retiro do Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei ficou de responsabilidade das Foranias de San’Ana e Nossa Senhora do Pilar. A programação teve início logo cedo com  laudes e Celebração Eucarística na intenção das vocações sacerdotais. Após a reflexão, houve pausa para meditação pessoal e oração. Os padres também realizam homenagens a Nossa Senhora, antes de retomarem os estudos e a terceira meditação. Para encerrar o dia, houve Celebração da Misericórdia e atendimento de confissões.

Segundo Dom Dirceu, a experiência de compartilhar esse momento junto ao clero de São João del-Rei é muito rica e fraterna. “A importância de meditar esse tema é estar unido ao papa Francisco e esse caminho que a Igreja tem feito. O retiro é a oportunidade para mergulharmos nas insondáveis riquezas de Cristo. é a partir dessa experiência que nós ganhamos o novo ardor missionário, não se descuidando da vida espiritual que é um polo importante na vida do presbítero”, pontua.

O Retiro Espiritual do Clero acontece anualmente e o local fica situado à 75 km de Belo Horizonte e à 19 km de Ouro Preto. A programação conta ainda com adoração ao Santíssimo, terço, confissões, momento mariano, missas e laudes, além dos momentos de partilha. O retiro é um tempo forte de avaliação, discernimento, oração, contemplação e, principalmente, conversão. A programação segue até quinta-feira, 27.

Imagens: Padre Rondineli Cristino | Assessor Diocesano de Comunicação