Dom José Eudes completa 10 anos de bispado nesta quinta-feira, 15

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 15, a Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Uma data festiva, principalmente para o bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento que celebra 10 anos de Ordenação Episcopal.

Sétimo filho do casal João Batista e Virgínia Campos do Nascimento, dom José Eudes é natural de Barbacena/MG. Foi ordenado sacerdote em 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Sua sagração episcopal se deu no dia 15 de setembro de 2012, destacando o lema “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”.

A celebração aconteceu na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena/MG, tendo como bispos ordenantes: Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Gil Antônio Moreira e Dom Francisco Barroso Filho.

Para marcar a data, sacerdotes, familiares e amigos deixaram suas mensagens. Veja:

Para agradecer as diversas manifestações de carinho, o bispo aniversariante divulgou a seguinte mensagem:

MENSAGEM DE 10 ANOS COMO BISPO

Quanta emoção experimentada naquele dia 15 de setembro em que fui sagrado Bispo, na presença de inúmeros bispos, sacerdotes e uma multidão de fiéis, na praça do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena.

Diante de todos os que estavam participando da cerimônia de Sagração e principalmente diante de Deus, comprometi-me a viver sempre como servo, servo no amor, “SERVUS IN CHARITATE.”

Meus queridos irmãos e irmãs, como o tempo passa rápido. Dez anos já se passaram e olhando para a trajetória percorrida até este momento, uma única palavra vem à minha boca e ao meu coração: gratidão. Gratidão a Deus por ter me confiado esta missão tão sublime, gratidão ao Papa emérito Bento XVI que me nomeou para o episcopado.

Meus irmãos e irmãs, muitos foram os acontecimentos realizados nestes dez anos do meu episcopado (19 Ordenações Diaconais; 30 Ordenações Sacerdotais, Visita às Paróquias, Celebrações de Crismas, Festas dos Padroeiros, Presença junto ao seminário, Retiros do clero, etc,). Estes e outros acontecimentos querem colocar em relevo a bondade de Deus que me acompanhou e me iluminou durante estes dez anos de pastoreio.

A Ele é que devo render toda honra, toda glória e todo o amor. Sem a graça Dele, nada disso seria possível. Posso lhes afirmar que tenho procurado viver e me esforçado para colocar em prática o meu compromisso episcopal: Servo no Amor. Eu reconheço as minhas limitações, dificuldades, mas entrego tudo isso nas mãos de Deus.

Peço ao Senhor que eu seja o menor entre todos, aquele que mais serve, aquele que mais ama. Que Ele afaste do meu coração qualquer vaidade, mas que eu seja todo dedicado a Ele. Rezem sempre por mim, eu rezarei sempre por vocês.

Que a Virgem do Pilar continue me protegendo nesta missão.

Recebam as minhas bênçãos.

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano de São João del Rei