Entrega, devoção e fé. Assim pode ser descrita a Romaria do Divino Pai Eterno, a maior Festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Isso torna Trindade, Capital da Fé de Goiás, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pelo Pai. Em festa desde o dia 23 de junho, o ápice das celebrações será neste domingo, 02. Para encerrar o novenário, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, presidirá o último dia do novenário, neste sábado, 01º A celebração vai ser transmitida ao vivo pelas TVs Pai Eterno e TV Aparecida. A celebração vai acontecer na Praça do Santuário, às 19h30.
Há cerca de 170 anos, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis (GO), a mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica, em tamanho maior, da figura estampada no medalhão encontrado. No entanto, em vez da réplica, o artista plástico Veiga Valle fez uma Imagem de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para pagar pela maravilha da obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da Imagem e voltou a pé para Trindade. Foi recebido em festa por todos da cidade. Naquele momento, surgiu também o motivo da peregrinação anual ao Santuário.
Desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, os devotos do Divino Pai Eterno saem de vários lugares com um destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.
O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos. Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Mais de 2,5 milhões de pessoas passam pela Romaria durante os dez dias de festa e vários outros fazem visitas ao longo do ano.
Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, chegando até o Santuário Basílica, aproximadamente 18 km, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados.