Dom Serafim Fernandes de Araújo falece aos 95 anos

Morreu na manhã desta terça-feira, 8 de outubro, o bispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Serafim Fernandes de Araújo, aos 95 anos.

Nascido em Minas Novas/MG, dom Serafim, foi empossado como arcebispo coadjuntor de Belo Horizonte, em 1983. Em 1986, dom Serafim tomou posse como arcebispo metropolitano, sucedendo dom João Resende Costa.

Nomeado cardeal em 1998 pelo Papa João Paulo II, tornou-se arcebispo emérito em 2004, quando dom Walmor Oliveira de Azevedo, hoje presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assumiu o governo da arquidiocese de BH.

Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965 e foi idealizador do Projeto Pastoral Construir a Esperança, que teve início em 1990.

Os fiéis poderão se despedir do religioso nesta quarta-feira, dia 09, com missas às 7h, 10h, 15h, 18h e 20h. Na quinta, dia 10, as celebrações serão às 10h, 12h, 15h, 17h.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, está regressando de Roma, onde participa do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, para se despedir de dom Serafim.

Dom Walmor preside, na quinta-feira, a Missa das 17h, que antecede o sepultamento do Cardeal. O Papa Francisco, nesta terça-feira, 08, dedicou oração a dom Serafim, durante o Sínodo dos Bispos para a Amazônia.

Leia na íntegra a matéria no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).