Dom Waldemar completa 35 anos de vida episcopal

Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito da Diocese de São João del-Rei, completa nesta segunda-feira, 35 anos de bispado, levando consigo o seu lema episcopal: “Oportet obodie deo”, que em português significa “É preciso obedecer a Deus” (At. 5,29).

Nascido em 1934, na pequena cidade de Bom Despacho/MG, Waldemar sentiu o chamado para ser sacerdote nos trabalhos desenvolvidos junto a Conferência Vicentina, ajudando o povo mais pobre de sua cidade. “A minha vocação se despertou nesse momento, no trabalho com os mais pobres da nossa sociedade. Na hora, meu pai não concordou muito, mas acabou aceitando. E a minha mãe se comprometeu em rezar muito por mim e pela minha vocação”, explica.

Em 1966, quando exercia ativamente suas atividades pastorais na Diocese de Luz/MG, foi a Bruge (Bélgica), onde fez especialização em Liturgia Pastoral, Sociologia e Psicologia. Foi Sagrado Bispo em 1990, assumindo a Diocese de Teófilo Otoni, até 1996.

Foi nomeado Bispo da Diocese de São João del-Rei, permanecendo como Pastor Diocesano até 2010, renunciando o cargo de Bispo titular da Diocese, aos 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico. “Só tenho que agradecer a Deus por ter me dado à graça de servi-lo no sacerdócio e no episcopado, sempre tentando fazer a Sua vontade, conforme o meu lema episcopal”, conclui.

Parabéns Dom Waldemar!